segunda-feira, 28 de novembro de 2011


Síntese do texto: Mídia-educação (Silvio da Costa Pereira)
O texto em questão traz a tona a reflexão sobre a importância do uso das tecnologias digitais, visando ampliar o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que  a expansão tecnológica é inegável e está presente na vida cotidiana dos alunos e  nós enquanto educadores não podemos excluí-la, já que o trabalho com a realidade do aluno é uma prioridade.
Pesquisas mostram que brasileiros dedicam mais tempo assistindo televisão  e na web do que lendo um livro, assim sendo os textos orais começam a ganhar espaços e as diversas mídias vem ao encontro dos mesmos. A alfabetização e o letramento midiático precisam ser promovidos na tentativa de atingir os jovens e adultos, pois as mensagens das mídias tem gramática própria e são usadas para expressar idéias e conceitos sobre o mundo. O autor aborda também que não há mídia que não possa ser usada na escola e a integração entre as TICs e a educação deve ocorrer em duas dimensões: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo.
Após o embasamento teórico o autor relata como realizou sua pesquisa de campo analisando o uso da mídia em diferentes escolas e em diferentes situações didáticas. Observa-se o trabalho com as mídias com diferentes faixas etárias e a utilização de TV e vídeos foram citados constantemente, o uso de fotografias também aparece na pesquisa, bem como rádios em atividades por meio da web ou no recreio e os jornais. A pesquisa também aponta a questão de formação do professor frente aos avanços tecnológicos e também a questão da manutenção de equipamentos.
Outra questão que a pesquisa traz a tona é o uso da internet pelos dos alunos como fonte de pesquisa e a facilidade em colar e copiar textos, sendo que muitas vezes esses nem sequer refletem sobre o que estão colando, fazendo uso de uma linguagem que não é a que costumam usar cotidianamente.
O autor finaliza sua pesquisa enfatizando que há equipamentos nas escolas de Florianópolis, mas que não há formação para os professores no sentido de promover ou estimular o uso crítico e criativo.



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